“Quem não se comunica, se trumbica”, já dizia o saudoso Chacrinha. E, de fato, essa frase nunca foi tão relevante como nos dias atuais. Em um cenário altamente competitivo em âmbito empresarial, as empresas que não adotam o marketing de conteúdo em suas estratégias de marketing não sabem o que (ou quanto) estão perdendo.

Renata Branco

Por que minha marca deve fazer marketing de conteúdo?

O conteúdo publicado em diversos canais de comunicação – site, blog, redes sociais, etc – é importante porque entrega ao seu público-alvo aquilo que ele deseja. Assim, um conteúdo criado com objetivo claro e publicado no meio correto é capaz de: 

  • Construir um alto grau de confiança entre sua marca e seu público;
  • Melhorar as conversões de vendas;
  • Gerar e nutrir leads (contatos qualificados);
  • Conectar sua marca aos seus clientes.

Além disso, na era atual, os clientes esperam conteúdo relevante e de alta qualidade de suas marcas favoritas. 

Benefícios do conteúdo estratégico para sua marca

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1. Aumento da retenção de público

Lembre-se sempre disso: conteúdo consistente e relevante, seja ele no formato inbound marketing ou com foco em otimização para buscadores (SEO), permite criar uma experiência positiva para seus clientes.
É, de fato, uma das melhores ferramentas para atrair, engajar e estimular seu público, reforçando continuamente uma impressão positiva da marca.

2. Geração de leads

Conteúdo educativo e consistente também pode gerar leads, sabia? Quando seu público visualiza e interage com seu conteúdo, é mais provável que ele desenvolva o interesse em conhecer e até comprar seus produtos/serviços no futuro. Além disso, as CTAs (chamadas para ação) colocadas diretamente em seu conteúdo podem gerar novos leads para sua equipe de vendas.

3. Aderência às mídias sociais

Uma coisa é aumentar seus seguidores nas redes sociais. Outra, é engajá-los e fazê-los compartilhar suas postagens e histórias. Sua empresa não vê muita aderência do público à sua marca, apesar de ter uma enorme base de seguidores? Então, considere aproveitar o marketing de conteúdo a seu favor. Mais uma vez, vamos enfatizar: conteúdo gera valor, engaja, conecta e ajuda sua empresa a ganhar força nas mídias sociais.

4. Aumento das conversões

O conteúdo que você publica influencia as conversões. Acredite nisso! Os clientes estão mais propensos a comprar de você depois de lerem seu conteúdo. E é por isso que um conteúdo original e de alta qualidade pode conectar sua marca ao seu potencial cliente, fornecendo a ele as informações de que ele necessita para tomar decisões de compra ou recompra.

Sem falar que o conteúdo é um recurso inteligente para construir sua autoridade na internet. Além disso, é indispensável para as estratégias de SEO e para o posicionamento do seu site nos buscadores. Mas isso é assunto para o próximo post! 

Por Renata Branco, jornalista e pós graduada em Marketing Digital – Unielo Comunicação.

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